domingo, 4 de novembro de 2018

Artesanato "Ecologicamente correto"



“ECO BAG”

De acordo com o artigo do I’LV ECO BAG, no mundo todo as pessoas estão conscientes do problema do lixo produzido pelas sacolas plásticas que levam cerca de 500 anos para se decompor. Só no Brasil  são distribuídas 33 milhões por dia! Por este motivo, uma iniciativa que está tomando força é a utilização de sacolas ecologicamente corretas.
ARTESANATO
O Geranegócio aborda a definição do Artesanato numa visão Econômica Social, voltada para geração de trabalho e renda.
O artesanato contempla todos os campos do folclore, que pode ser definido como a ciência sócio-cultural que estuda o que o povo produz, o que o povo sente.

ARTESANATO SOLIDÁRIO

O Artesanato Solidário/Artesol é um projeto piloto de combate à pobreza em regiões castigadas pela seca, sobretudo no Nordeste e Norte de Minas Gerais, o artesanato solidário tornou-se em 1998, um programa social no âmbito do Conselho da Comunidade Solidária. Foram seis os projetos emergenciais de incentivo à geração de trabalho e renda através da revitalização do artesanato de tradição. O Artesol atua há sete anos em mais de 90 localidades, implementando projetos de revitalização do artesanato de tradição e geração de trabalho e renda.
O Ponto Solidário, arte sócio-cultural foi fundado em 2002, é um local para divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. O Ponto Solidário trabalha com conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade e visa a valorização do artesanato brasileiro e a inclusão social. Os valores do Ponto Solidário são:
- valorização da cultua popular brasileira.
- geração d renda, capacitação das comunidades viabilizar a comercialização dos produtos.
- recuperação da dignidade, auto estima e inserção na sociedade de pessoas em situação de pobreza e marginalidade.
- o trabalho artesanal das mulheres ajuda no orçamento familiar sem prejuízo do cuidado com os filhos e tarefas diárias e muitas vezes envolver toda família no ofício.
- o artesanato é uma atividade sustentável.
- o comércio pode ser diferente, valorizando o fornecedor e o cliente.
- a geração de renda pelo artesanato de raiz é importante para manter viva a tradição e cultura.

O Ponto Solidário acredita que contribui para um modo de vida sustentável e respeita a terra e a vida em toda sua diversidade.´
O Ponto Solidário traz informação sobre a preservação domínio ambiente que vem se tornando cada vez mais consomem um mundo caraterizado pela intensificação do aquecimento global e pela produção cada vez mais alarmante  de lixo. Por teste motivo o Ponto Solidário trabalho com o conceito de reciclagem, como uma solução dos problemas: “Reciclar é, originalmente, fazer com eu o material utilizado passe novamente pelo ciclo reprodução, voltando a ser matéria prima. A reutilização de materiais é muito comum em grupos em que procuram uma alternativa na forma de gerar sua renda. }Ela ocorre desde verdadeiras obras primas com o alumínio da latinha, até a utilização da PET para tecelagem de roupas.
O Ponto Solidário apresenta alguns exemplos da criatividade de alguns artesão que buscam um trabalho, utilizando-se de materiais usados, e auxiliam a sociedade a se desfazer do que chamamos de lixo, e para eles é sua matéria prima e suas fonte de renda:
- Figura em papel machê (papier maché): um material adequado, de baixo custo, e reciclado, que permite a modelagem de esculturas de pequeno porte, muitas vezes inspiradas em temas relativos a origem natal do artesão. Piper maché, vem do francês que significa papel mastigado=o, é uma polpa feita de papel rasgado misturado a uma goma, podendo ser adicionado matéria como giz ou areia, para resistência e enchimento que permite modelagem e ao secar ode ser lixado e pintado, com relativa resistência e durabilidade.
- Luminárias de bagaço de cana em vários formatos, medidas e cores, de arandelas ou mesa. O bagaço de cana cozido aplicado a uma estrutura de arame são transformados em materiais.
- papel reciclável: caixa de papelão, jornal, revista, rascunhos, papel de fax, embalagem longa vida. O Ponto Solidário diz que diante do intenso desmatamento que é visto diariamente, é fundamental pensar em alternativas para produção de itens que são feitos a partir das arvores. Muitas feitas a partir das árvores. Muitas comunidades se utilizam de jornais e revistas usadas como sua matéria prima. Outras usam o próprio papel reciclado ou artesanal.
- Plástico: embalagem de refrigerante, embalagens de mateeis de limpeza, de margarina, A criatividade é infinita, o artesão pode fazer de tudo desde tapetes à vassouras, de esculturas à roupas.
- Lata /alumínio: lata de óleo, salsichas, leite em pó, latinhas de alumínio, sucatas de reformas. As pessoas desconhecem a amplitude que se dá a reutilização dos metais, que são utilizados como matéria prima de diversos objetos utilitários e decorativos.


21/07/2008
Fonte: Pesquisa na internet 
Objetivo: Trabalho da faculdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário