quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Cidadania e Envolvimento Participativo




Cidadania e Envolvimento Participativo

    O TODO é o resultado da contribuição de cada um. Cada vez que alguém fala mal da comunidade a que pertence, fala mal de si mesmo, pois é parte do todo e o todo tem a sua contribuição.
    Muitos são os que se apresentam para falar dos problemas, mas não se comprometem com a solução. Denunciar problemas é fácil e confortável, mas é necessário também apresentar respostas e se colocar à disposição para realizá-las.
    Não podemos ser apolíticos! Se optarmos por morar numa comunidade, vilarejo ou cidade ("polis", no grego, é cidade), devemos nos comprometer com os assuntos dali, e isso é política (cuidar dos assuntos da cidade).
    Assim, a pobreza no bairro, o menor abandonado, as crises sociais e tantas coisas são assunto meu, assunto seu, assunto nosso.
    Tudo o que acontece é da nossa conta e devemos tomar posição; devemos fazer parte dos processos decisivos da coletividade e nos envolver nos projetos comunitários. Devemos dar nosso tempo, energia, recursos, experiências e habilidades para enriquecer o TODO.

Fonte: Agenda Smilingüido 2012 - Editora Luz e Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário